Corrimento na Gravidez: O que é Normal e Quando se Preocupar

Se você está grávida, é normal ter muitas perguntas. Dúvidas sobre o estado do bebê, desenvolvimento durante a gravidez, seus próprios sintomas e muito mais podem se acumular. Uma questão muito comum entre as gestantes é se o corrimento na gravidez é normal ou motivo de preocupação.

  • Corrimento na Gravidez: O que é Normal e Quando se Preocupar
  • Por que o corrimento ocorre durante a gravidez?
  • Sintomas que indicam que o corrimento pode ser um problema
  • Consequências do tratamento inadequado
  • Cuidados preventivos para evitar infecções

Por que o corrimento ocorre durante a gravidez?

O corrimento vaginal é uma queixa comum das mulheres, independentemente de estarem ou não grávidas. É importante lembrar que a secreção vaginal aumenta durante a gravidez devido aos hormônios que regulam o corpo da mulher. Além disso, as glândulas produtoras de muco do colo do útero ficam mais ativas durante a gravidez. É comum que o corrimento aumente em quantidade e mude de consistência durante a gestação.

Embora o corrimento normal possa ser uma ocorrência frequente, ele ainda pode ter textura, cor e odor variados. De um modo geral, o corrimento à base de levedura é espesso, branco e sem cheiro, enquanto um corrimento causado por bactérias é regularmente cinza ou amarelado, com mau cheiro ou odor forte e mais fluido.

Sintomas que indicam que o corrimento pode ser um problema

Embora tenha sido dito que é normal ter um corrimento vaginal na gravidez, existem certos sinais que podem indicar um problema subjacente. Esses sintomas incluem:

  • Corrimento com mau cheiro (odor fétido) ou com cheiro forte
  • Desconforto ou coceira na área genital
  • Cólicas ou dor abdominal
  • Corrimento com coloração amarela ou verde
  • Corrimento com sangue

Se você apresentar qualquer um desses sintomas, é importante ir ao médico para avaliação e tratamento adequados. Dependendo da causa do problema, pode ser necessário um tratamento específico. Geralmente, isso envolve um ciclo de antibióticos ou antifúngicos. Vale lembrar que o tratamento inadequado pode levar a complicações sérias tanto para a mãe quanto para o bebê.

Consequências do tratamento inadequado

Praticamente todos os tipos de infecções vaginais podem ser tratados com sucesso, mas, se o problema for ignorado, isso pode ter consequências graves nas mulheres grávidas e em seus bebês. As infecções envolvem a inflamação do colo do útero e/ou vagina, com a possibilidade de chegar às trompas de falópio e, até mesmo, ao útero; isso pode levar a complicações na gravidez, como:

  • Parto prematuro
  • Pequeno para idade gestacional
  • Infecção do saco amniótico e do bebê
  • Doenças infecciosas do sangue no recém-nascido

Cuidados preventivos para evitar infecções

Para prevenir infecções vaginal e cervical durante a gravidez, lembre-se de sempre:

  • Mantenha a área genital limpa e seca
  • Evite duchas vaginais, já que elas podem afetar o equilíbrio do seu pH vaginal e piorar o problema
  • Use roupas íntimas confortáveis ​​e de tecidos respiráveis, como algodão
  • Evite o uso de roupas apertadas
  • Mantenha uma dieta equilibrada e beba bastante água

Perguntas comuns e frequentes sobre Corrimento na Gravidez

A seguir, algumas das perguntas mais comuns sobre corrimento vaginal na gravidez:

“Eu sinto mais corrimento na gravidez do que normalmente sinto. Existe algo que possa ajudar a reduzir isso?”

Embora seja impossível eliminar completamente o corrimento na gravidez, mantenha a região íntima seca e limpa e use roupas íntimas confortáveis de tecidos respiráveis, como algodão, o que pode ajudar a reduzir a secreção.

“É possível contrair uma infecção vaginal durante a gravidez, mesmo usando roupas íntimas limpas?”

Sim, as bactérias na vagina não têm nada a ver com a limpeza. A infecção vaginal pode ocorrer mesmo em mulheres que seguem as melhores práticas de higiene pessoal. Lembre-se de que o seu médico pode ajudar a identificar e tratar as mudanças no corrimento que podem indicar uma infecção ou outro problema.

Conclusão

O corrimento na gravidez é uma ocorrência comum que pode ter vários gatilhos diferentes. Como muitos outros sintomas da gravidez, os corrimentos frequentemente mudam de textura e consistência. Mesmo que a maioria dos corrimentos seja normal, ainda é importante estar atento a quaisquer mudanças que possam indicar uma infecção. Se você estiver preocupada com a secreção ou qualquer outra ocorrência relacionada à sua gravidez, não hesite em falar com o seu médico.

Aqui na Cia das Mães, temos outros artigos úteis para você, como Tentando engravidar: a jornada das tentantes, Guia da Gravidez: tudo o que você precisa saber e até Calculadora de período fértil: como calcular, sintomas e dicas. Continue nos acompanhando e não hesite em nos contar suas dúvidas e experiências nos comentários abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like